Além disso, os cartazes elaborados no âmbito do projeto "Vozes e Emoções" encontram-se em exposição até ao final do mês. Esta celebração demonstrou, uma vez mais, o poder da música na união dos alunos e na promoção da criatividade nas escolas!
No âmbito do projeto de Promoção e Educação para a Saúde, todos os alunos do 7º ano, durante o mês de janeiro, tiveram uma sessão sobre a temática “ Prevenir comportamentos de risco”, dinamizada pela equipa da Unidade de Apoio à Toxicodependência do GAF. Com o objetivo de Educar para Prevenir, os adolescentes foram levados a refletirem sobre os malefícios do consumo de substâncias psicoativas (SPA) e das dependências na adolescência.
Num ambiente ameno, os alunos foram colocando questões aos técnicos de saúde sobre a temática trabalhada, revelando muito interesse e uma participação excelente
No passado mês de janeiro, na Escola Frei Bartolomeu, foram dinamizadas, pela psicóloga Carina Parente do Gabinete de Apoio à Família (GAF), sessões de sensibilização para os alunos do 5º ano sobre a temática “ Prevenção de Maus Tratos e Aproximações Abusivas”, enfatizando-se a relevância da educação sexual em contexto escolar, como a mais importante forma de prevenção de problemas ligados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, privilegiando a sua orientação para a ética e para os valores humanos.
Estas sessões inseridas no Projeto de Educação e Promoção da Saúde do Agrupamento, surgem no sentido de se ajudar a construir relações saudáveis baseadas no respeito, cooperação e tolerância, assim como trabalhar a assertividade como estratégia de prevenção de maus-tratos e de aproximações abusivas.
Foram sessões muito participadas e com grande interesse por parte dos alunos que foram desafiadas a refletir sobre um conjunto de questões.
Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos contemplados este ano com o cheque-dentista de que o devem levantar nas portarias das escolas Carmo ou Frei Bartolomeu dos Mártires até ao final do não letivo. A não utilização do cheque dentro do prazo de validade implica não poder usar o cheque seguinte
Durante o mês de fevereiro e março, estão a ser desenvolvidas atividades com as turmas do 9.ºano relacionadas com Suporte Básico de Vida, num trabalho de articulação entre a disciplina de Ciências Naturais e o Projeto de Educação para a Saúde (PES). As sessões são dinamizadas pelos enfermeiros Ricardo Peixoto e Humberto Domingues da Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade de Viana do Castelo (UCCVC)
Esta aula teve como principal objetivo explicar a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em indivíduos com paragem cardiorrespiratória. Num primeiro momento, tiveram uma abordagem teórica, seguida de uma prática simulada de aplicação dos conhecimentos adquiridos. Esta sessão deu-lhes oportunidade de adquirir competências da correta atuação perante uma vítima de paragem cardiorrespiratória, sabendo qual a informação adequada a ser transmitida ao ligar para o 112 (número europeu de emergência) e iniciar as manobras de SBV até chegar a ajuda profissional ao local.
A sessão despertou bastante interesse por parte dos alunos, justificado com a constante interação com os alunos e a excelente dinâmica incutida pelo enfermeiro Ricardo Peixoto a quem a equipa PES agradece.
No final do mês de janeiro, decorreram algumas sessões sobre a temática da “Saúde Mental na adolescência”, direcionadas aos alunos do 8º. Estas foram dinamizadas pelo enfermeiro Ricardo Peixoto especialista Saúde Mental e Psiquiatria. Nestas sessões esteve presente também o enfermeiro Humberto Domingues, Enfermeiro Especialista Saúde Comunitária, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo (UCCVC), no âmbito da saúde escolar.
O objetivo subjacente a estas sessões de sensibilização – informar e contribuir para o desenvolvimento de competências que promovam a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. (área de competências do Perfil do Aluno – Bem-estar, saúde e ambiente). Estas competências, associadas aos conhecimentos escolares, ajudarão os jovens a orientar-se mais eficazmente na escola, nas suas relações, nas suas comunidades, e noutras áreas ao longo das suas vidas. Assim, promover a saúde mental dos nossos alunos é também uma das prioridades do Agrupamento cujo tema se enquadra na Promoção da Saúde Escolar.
Os alunos mostraram interesse e curiosidade sobre o tema e participaram com entusiasmo nas atividades propostas.
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